ECI - Atualizado em: 2019-12-20 17:03:27 - Por Aline Rio Diniz

 

Carregadora

a estrela da terraplanagem

 

A carregadora, seja sobre rodas ou esteiras, é uma máquina normalmente conhecida em todos os tipos de canteiros mas particularmente para os trabalhos de terraplanagem assim como para exploração de minas e pedreiras.

Beneficiando de uma grande potência de impulso para frente, ela permite notadamente de se deslocar e carregar rapidamente toneladas de material escavado graças ao seu balde volumoso. O seu motor e as suas imponentes rodas dão-lhe uma estabilidade sólida e uma utilização em um amplo campo de aplicação: desde a construção ao paisagismo e agricultura, a carregadora é uma garantia de produtividade.

Anúncios de carregadoras de ocasião

A história da carregadora

A carregadora é uma invenção relativamente nova em comparação com outras máquinas de construção comumente usadas para terraplenagem e construção. Mesmo que em 1920 já vemos aparecer sistemas de pás à cabos montados em tratores agrícolas, foi necessário esperar até o final da Segunda Guerra Mundial para ver o desenvolvimento dos primeiros protótipos compactos de carregadoras de pneus. Foi então na década de 50 e graças ao uso generalizado de sistemas hidráulicos para máquinas de construção que a história da carregadora compacta começa realmente. 10 anos mais tarde, a carregadora conhece um grande sucesso e suas capacidades de carga são multiplicadas graças ao desenvolvimento de sua pá. Foi nessa época aliás, que as primeiras carregadoras articuladas foram comercializadas pela Caterpillar com o modelo Cat 988.

O resto da história é semelhante à todos os equipamentos confiáveis disponíveis atualmente: um conjunto de inovação, pesquisa e desenvolvimento que permite o design de produtos cada vez mais robustos, produtivos e eficientes. Uma evolução tecnológica impressionante quando verificamos a diferença entre os primeiros modelos de carregadoras articuladas com capacidade de 6 toneladas e o maior modelo atual, o Tourneau L-2350, que pode acomodar nada menos que 72 toneladas de materiais em um balde com capacidade volumétrica de 40,5 m³.

 

 
 

As diferentes campos de aplicaçãao de uma carregadora

A carregadora permite a realização de operações que ocorrem em todos os tipos de canteiros de obras e até mesmo fora do campo das obras civis. É usado principalmente para mover materiais de um ponto para outro graças ao seu balde localizado na frente e para carregar os camiões rapidamente. Ela não é de um uso versátil propriamente dita, no entanto, é essencial em locais que geram muito entulho e material, como é o caso da terraplanagem. Ela aumenta consideravelmente a produtividade e a velocidade de implementação de um canteiro de obras.

Alguns exemplos de utilização de uma carregadora :

  • Operações de terraplanagem (carregamento e ajuste)
  • Tratamento dos materiais de pedreira
  • Trabalhos de demolição
  • Contrução de estradas
  • Trabalhos subterrâneos (carregadoras elétricas especiamente projetadas para este propósito)

Inúmeros outros campos de aplicação são possíveis, por exemplo: reciclagem de lixo, trabalho florestal e manejo florestal, paisagismo e agricultura, etc.

 

As características técnicas de uma carregadora

Três tipos de carregadoras compartilham as diferentes tarefas atribuidas à elas :

  • Carregadoras sobre pneus : elas são principalmente empregadas em solos de boa composição. A vantagem dos pneus é oferecer uma velocidade superior à de uma carregadora de esteiras, mas também poder circular em vias públicas. Diferentes modelos existem em tração nas quatro rodas ou tração nas duas rodas, tração dianteira ou traseira.

  • Carregadoras sobre esteiras : elas assumem o lugar onde as carregadoras de rodas não podem acessar, como em terrenos lamacentos e macios, ou em terrenos acidentados ou aqueles que podem causar danos aos pneus. A desvantagem das carregadoras de esteiras é a baixa velocidade de deslocamento e a impossibilidade de acioná-los em vias públicas.

  • Carregadoras compactas : Elas geralmente são menores e não excedem 4.500 kg, embora alguns modelos mais pesados estejam no mercado. Sua principal qualidade é permitir melhor manobrabilidade, o que é muito importante em pequenos espaços e nas cidades. Carregadoras compactas vêm em ambas as versões com rodas e esteiras.

 

Description : composantes d'une Chargeuse

 
  1. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  2. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  3. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  4. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  5. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  6. Dfsdgdfghdfhfghfgh

Uma palavra sobre a segurança

É importante conhecer as instruções de segurança a serem observadas durante a condução de tal máquina e somente aqueles com uma carteira de motorista podem assumir o controle de uma carregadora. Um bom domínio da máquina é indispensável para garantir a segurança no local. Como vimos, existem diferentes tipos de carregadoras e eles serão usados de acordo com as características de cada campo. A direção pode ser complicada em terreno macio ou em canteiros localizados em áreas urbanas ou em pequenos espaços.

 

 

 

 

 

Os principais fabricantes de carregadoras

Os principais fabricantes de carregadoras são bem conhecidos pelos profissionais da construção civil. Isso inclui, entre outros, a Caterpillar, Volvo, Komatsu, JCB ou a Liebherr, que oferecem regularmente novos modelos inovadores que atendem às ambições da nossa época.

Este é o caso, por exemplo, das novas carregadoras de rodas Liebherr Stereo L 514 e L 518, que permitem maior produtividade combinando conforto e segurança de uso. Outras inovações estão melhorando o desempenho das carregadoras, como o sistema hidráulico com sensor de carga ou pesagem a bordo, encontradas em muitos modelos novos, como o Doosan DL420CVT-5 ou o Hyundai HL965.

Últimos anúncios publicados