ECI - Atualizado em: 2019-12-20 17:18:24 - Por Aline Rio Diniz

 

Escavadora

uma máquina que moldou a história

A pá escavadora é uma máquina utilizada na maior parte dos canteiros e múltiplos usos.

Pesada e potente na sua utilização para obras civis, ela também não deixa de ser versátil, pois possui uma cabina que pode rodar até 360 ° e pode transportar muitos equipamentos adicionais.

Uma função importante que lhe confere muitas vantagens e, acima de tudo, uma grande capacidade de manobra. É também este ponto que o distingue da retroescavadora, uma vez que esta máquina oferece muito menos eixos de mobilidade.

Anúncios de escavadoras de ocasião
 
 

Qual a história da escavadora ?

 

A história da escavadora não é recente pois ela começa em 1796 com a invenção da pá a vapor. Porém, será necessário esperar mais algumas décadas, em 1839 para ser exato, para ver surgir a primeira pá patenteada equipada com uma lança mecanizada: a pá movida a vapor Otis. Esta escavadora fez uma contribuição significativa para o desenvolvimento das indústrias de mineração e construção na época. Até o final do século 19, as pás são todas comandadas por correntes ou cabos. Foi em 1897 que a empresa Kilgore Machine Co., com sede em Minneapolis, apresenta a patente de uma pá, ainda a vapor, mas desta vez totalmente controlada por um sistema hidráulico. Como as centenas de escavadoras que cavaram o Canal do Panamá no início do século XX, as pás dessa época eram quase todas montadas sobre trilhos e, portanto, tinham pouca mobilidade.

É na década de 20 que os fabricantes começam a produzir máquinas modernas e muito mais semelhantes aos que conhecemos hoje. As escavadoras são agora sobre esteiras ou de rodas e movidas a gás. A mobilidade é aumentada dez vezes. O primeiro balde que pode girar 360° é o Bucyrus 120-B. Ela começou a ser comercializada a partir de 1925. Posteriormente, como sabemos, a Segunda Guerra Mundial amplificará a demanda por equipamentos de construção. As escavadoras foram utilizadas para cavar as trincheiras, mas, acima de tudo, para reconstruir durante o período pós-guerra.

 

 
 

Os diferentes campos de aplicação de uma Escavadora

 

Os campos de aplicação da escavadora são numerosos. Ela é amplamente utilizada no sector da construção e obras civis e está presente na maioria dos locais de construção que exigem o uso de máquinas potentes.  No entanto, existe toda uma gama de escavadoras com diferentes capacidades, tamanhos e usos. Além disso, graças aos equipamentos complementares que podem equipá-la, ela ganha versatilidade. Aqui está uma lista pequena e não exaustiva dos principais usos de uma escavadora. É usada especialmente para:

  • Terraplanagem e saneamento
  • Sites de demolição
  • Extração de pedreiras
  • Vários trabalhos de manuseio (por exemplo, triagem, manuseio de materiais a granel, etc.)
  • Trabalho agrícola, florestal e paisagístico
  • Cavar poços, valas
  • Levantamento de cargas
  • Trabalho subterrâneo


As características técnicas

 

 Existem diferentes tipos de escavadoras para diferentes usos. Elas são separadas em três categorias:

  • Escavadora de rodas: elas geralmente são usadas em áreas urbanas porque podem se mover em vias públicas. Para compensar a falta de estabilidade, elas são equipadsa com estabilizadores e uma lâmina que aumenta a gravidade em direção ao solo.
  • Escavadora de lagartas: mais estáveis e normalmente mais potentes, elas são utilizadas nos terrenos difíceis. Certas escavadoras de lagartas podem mesmo ser equipadas com um sistema flutuante para obras marítimas (portos, pântanos, lagoas, etc.)
  • Escavadoras aranhas: eles têm três pernas e às vezes mais e também podem ser equipados com rodas. Eles são usados em áreas sensíveis que são de difícil acesso, como em ambientes aquáticos ou montanhosos, ou para certos trabalhos florestais. Eles também são usados em terraplenagem e para realizar várias operações delicadas.

Elas se distinguem pelo braço e pelo balde. A pá escavadora é a mais difundida nas obras civis. O braço traz o balde de volta para a máquina para enchê-lo e rapidamente escavar todos os tipos de materiais. A pá é mais especializada para trabalhos grandes, como os das pedreiras. Seu balde é carregado para frente. As pás de cabo ainda são usadas às vezes em pedreiras. Pode-se notar também que, nas últimas décadas, as mini-escavadoras entraram no mercado oferecendo aos particulares e pequenas empresas uma alternativa mais barata para inúmeros trabalhos.

As escavadoras têm uma grande versatilidade graças aos diversos equipamentos que podem ser adicionados. Podemos citar:

  • Massa de demolição
  • Balde de garra
  • Diferentes tipos de baldes retroescavadora
  • Martelo hidráulico
  • Acessórios de manuseio como gancho, garra múltipla, braçadeira ou eletroímã
  • Lâmina de aterramento


Description : composantes d'une pelle

 
  1. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  2. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  3. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  4. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  5. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  6. Dfsdgdfghdfhfghfgh

Os principais fabricantes de pás escavadoras

 

A escavadora é uma das máquinas mais usadas no mundo e o desenvolvimento de escavadoras compactas ou mini-escavadoras leva a uma grande concorrência nessa área. Os fabricantes são, portanto, muitos para oferecer diferentes tipos de escavadoras com vantagens como economia de energia, segurança, desempenho ou ainda custo de manutenção. A Kubota é uma das líderes mundiais no que concerne as mini-escavadoras. Para outros tipos de escavadoras, encontramos a Caterpillar, com seus modelos mais recentes Cat 320 e 323, e a Komatsu, incluindo sua escavadora compacta de porte médio PW118MR-11. Ambos os fabricantes são seguidos de perto pela Volvo e pela Liebherr.

 

 
 

 

                      

 

 

Últimos anúncios publicados