Pesquisar
Máqiuinas de obras civis usadas Leilões Aluguer
Serviços
 Atualidades
Outras línguas
Meu espaço

ECI - Atualizado em: 2019-12-20 17:32:27 - Por Aline Rio Diniz

 

Dumper

grandes canteiros e pedreiras

 

O dumper é uma máquina de construção relativamente imponente e apreciada por sua grande capacidade de transportar cargas em todos os tipos de terreno. É geralmente encontrado em pedreiras e mineração, mas também no setor de construção, onde os modelos menores são comumente usados para que possam viajar facilmente em vias públicas e para trabalhar em diferentes construções.

Anúncios de dumpers de ocasião

O desenvolvimento do mercado de dumpers ao longo da história

A história do dumper começa nos anos 50 e foi iniciada na Inglaterra pelo meio agrícola. O Doe Triple-D projetado pelo  Ernest Doe & Sons é o antepassado do dumper como conhecemos hoje. Se trata na verdade de um trator agrícola bem especial, pois foi criado com a fusão de dois tratores, removendo os eixos e as rodas dianteiras e conectando-os através de uma plataforma giratória. Esta máquina agrícola, que também é chamada de "tandem", era equipada com dois motores e tração nas quatro rodas, o que dava uma potência muito grande para a época. O trator tandem inspirou muito a filial Volvo, que em 1966 produziu o primeiro dumper basculante articulado de quatro rodas (o DR 631) e, em 1968, o primeiro com tração nas seis rodas (o DR 660).

Os primeiros basculantes só podiam acomodar uma carga útil não superior a 10 toneladas, mas as melhorias que eles foram submetidos graças ao progresso técnológico nas décadas de 70 e 80 permitiram projetar máquinas cada vez mais eficientes e eficazes. Os dumpers modernos permitem hoje transportar cagar muito grandes indo até 50 toneladas para os dumpers articulados e nada mais que 326 toneladas para o mais potente dos dumpers rígidos.

 

 
 

O mini-dumper

Os mini-dumpers constituem uma outra família de máquinas cuja função é de transportar materiais. Eles têm as mesmas características dos dumpers mais imponentes, mas são oferecidos em versão miniatura, em muitas versões diferentes, para pequenos trabalhos em terrenos acidentados ou não. Há mini dumpers manuais (eles são conduzidos em pé como um carrinho de mão, mas podem transportar cargas muito maiores), como outros motorizados, com caçamba equipada com cilindros hidráulicos, assento para o motorista, tração nas quatro rodas, etc.

Dumper articulado ou rígido?

Seja articulado ou rígido, um dumper basculante pode transportar cargas de um lugar para outro. Esse uso o aproxima do camião basculante, mas muitos recursos permitem distingui-los, começando pelas diferentes áreas de aplicação.

Os dumpers são comumente usados no setor de construção e obras rodoviárias, os modelos mais potentes são geralmente reservados para mineração ou pedreiras. Existem duas grandes famílias de dumpers:

Os dumpers de chassis rígidos

Estas são as máquinas mais impressionantes que podem ser vistas no trabalho em minas a céu aberto. Os dumpers rígidos podem transportar uma carga útil muito maior do que os com chassi articulado. Estas máquinas são projetadas em um único bloco, e é por isso que elas são chamadas de dumpers rígidos: elas não têm articulação e têm apenas quatro rodas, que podem ser motorizadas ou não. Os dumpers de esteira rígidos também foram projetados para uso militar.

Os dumpers de chassis articulados

Estas máquinas têm três linhas de eixos, isto é, seis rodas motrizes. Ao contrário de um dumper basculante de chassi rígido, um dumper basculante articulado consiste em duas partes: o balde, a parte traseira da máquina e o trator que agrupa a cabine e todos os elementos mecânicos. Eles são montados graças a um munhão e dois cilindros hidráulicos que permitem que a máquina direcione seu balde girando na horizontal. Estas características fazem do dumper articulado uma máquina versátil e de alta mobilidade, podendo ser usada em terrenos acidentados ou enlameados. No entanto, sua capacidade de carga é menor que a de um dumper rígido, sua velocidade máxima também.

 

Description : composantes d'un Tombereau

 
  1. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  2. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  3. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  4. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  5. Dfsdgdfghdfhfghfgh
  6. Dfsdgdfghdfhfghfgh

Dumper e condução em segurança

A condução de um dumper requer atenção e conhecimento especiais em matéria de segurança.  Mesmo que as máquinas de construção estejam mais sofisticadas a cada ano e que os fabricantes estejam tentando torná-las mais seguras, os dumpers ainda são máquinas perigosas onde o domínio perfeito é de importância crucial. Este é particularmente o caso de dumpers rígidos com os quais é difícil ter contato visual completo para o motorista e onde o caimento dos materiais requer muita atenção para evitar qualquer risco de tombar.

 

 

 

 

 

 

As principais marcas de dumpers

A Volvo é a marca histórica de dumpers, que desenvolveu muitas máquinas rígidas e articuladas ao longo da história. A Caterpillar, a Terex e a Komatsu também são marcas que não precisam mais provar a sua marca e que oferecem muitos modelos de dumpers que têm em comum eficiência e desempenho geral.Quanto aos mini-dumpers, a Ausa é certamente a marca que oferece a maior variação na sua gama de dumpers.

 

A tecnologia ao serviço do desempenho

As máquinas de construção como o dumper evoluem constantemente.  Desempenho e segurança são as palavras-chave para os vários fabricantes de máquinas. Hoje, a maioria dos dumpers se beneficia da tecnologia on-board para a tombagem dos materiais, câmeras para melhorar a visibilidade ou ainda sistemas para aumentar a aderência dos dumpers articulados.

Últimos anúncios publicados